O suco de caixa é realmente saudável?

27/11/12

Muitos de nós procuramos beber suco de frutas no lugar de refrigerantes ou até mesmo bebidas alcoólicas. No entanto, nem sempre dispomos de tempo para preparar suco natural ou de polpa. Nestes casos, acabamos optando pelo suco de caixa ou ainda, os de lata, um pouco menos usuais nos dias de hoje. Mas, será que estamos fazendo uma escolha realmente saudável?

Hoje em dias, alguns médicos apontam as bebidas à base de frutas, como auxiliares no desenvolvimento da obesidade. Será que isso é verdade? Veja as orientações de nossa nutricionista esportiva, Dra. Carla Rossini, da Clínica Plástica e Saúde.

Não há dúvidas de que o suco é uma das melhores e mais saborosas maneiras de matar a sede e hidratar o organismo. Nele, podemos encontrar vitaminas, antioxidantes e nutrientes essenciais.  Mas, o que nem todos nós costumamos olhar é a tabela nutricional, a fim de procurar a taxa de açúcar ali presente.

Em estudo recente, a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, constatou aumento na predisposição genética à obesidade, nas pessoas que tomam bebidas açucaradas com frequência, dentre elas, os sucos industrializados.

Quando você estiver no supermercado, escolha as marcas que não utilizam conservantes, que tenham o menor teor de sódio possível e prefira os não adoçados, apesar de não ser possível nas frutas mais cítricas.

Quando está escrito “néctar de fruta” na embalagem, na verdade, não é que esse suco seja mais “natural” e sim que, ele contém muito mais açúcar (cerca de 2 colheres de sopa em 200ml), do que os que vêm escrito “100% integral”.  O excesso de açúcar causa prisão de ventre, dificulta a digestão e pode acarretar em obesidade. O consumo freqüente de adoçantes, corantes e conservantes, acaba por estimular uma resposta inflamatória do organismo, fazendo com que você inche e/ou engorde.

Já as versões light, contém edulcorantes que, são os famosos adoçantes. Dentre todas as substâncias químicas dos sucos industrializados, podemos destacar o corante, Tartrazina (INS102), causador de reações alérgicas, como asma brônquica, em pessoas alérgicas à ácido Acetil Salicílico. Também podemos encontrar o corante Amaranto (INS123) e o conservante Benzoato de Sódio (INS211) que, estão ligados a distúrbios de atenção, bem como à hiperatividade infantil.

Os assim chamados “refrescos” ou “sucos de saquinho”, são verdadeiras bombas no organismo, cheias de corantes e adoçantes NÃO recomendados! Os sucos mais calóricos costumam ser mais densos, uma dica é diluí-los em água.

Com o poder da Publicidade, o consumidor é induzido a crer que determinada bebida é tão saudável quanto a fruta in natura, mas, apenas o consumo das frutas em si, pode proporcionar o aproveitamento de todos os nutrientes.

 

Dra. Carla Rossini (Nutricionista Esportiva)

Telefone: 11 – 988545621

E-mail: carlinharossini@hotmail.com

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta