A atividade física é essencial principalmente diante do cenário de pandemia

22/06/21

Diante da pandemia do novo Coronavírus a insegurança quanto ao compartilhamento de espaços e equipamentos de ginástica pode desestimular a rotina de exercícios. É a hora de parar com os treinos?

Pelo contrário. A atividade física contribui para a nossa saúde mental e física. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada, por semana, para adultos em quarentena, sem sintomas ou diagnóstico de doença respiratória aguda.

A tese dos benefícios da rotina de atividades físicas é reforçada por diversos estudos e pesquisas. Da mesma forma, a psicóloga clínica Vânia Vidal (CRP: 106184) aponta que os exercícios podem ser ferramentas para uma passagem mais tranquila por esse momento:

“O cenário de pandemia e quarentena contribui muito para a oscilação das emoções. Os sentimentos de medo, angústia e ansiedade são potencializados. A prática regular de exercício físico libera a endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e recompensa, aumentando a nossa motivação, alegria e disposição. Ao se exercitar produzimos também mais serotonina, o hormônio da estabilização afetiva, que ajuda muito a reduzir o estresse e ansiedade”.

Sendo assim, a regularidade de um exercício físico não só contribui com a qualidade de saúde biológica, mas também com a melhora da mente.

O cenário é totalmente favorável para a prática de atividades físicas. Elas podem ser realizadas com equipamentos instalados dentro de casa, em academias de ginástica, ou na própria academia do condomínio, mediante adoção de medidas de higiene e distanciamento social, como limpeza constante e alternância de usuários com horário marcado.







Fitness Center Condomínio Matisse - Fortaleza - CEFitness Center Condomínio Matisse - Fortaleza - CE


O isolamento social é um recurso para não sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde. Porém, as medidas de distanciamento social podem estimular o sedentarismo e incitar disfunções emocionais e físicas.

“Como as academias que ficam abertas para todos os públicos precisam seguir as normas do governo de abertura e fechamento isso pode acabar desanimando alguns praticantes. Mas existem infinitas possibilidades para manter a rotina de treinos. E para garantir a eficiência e segurança, é sempre importante procurar a orientação profissional em todas as escolhas que for fazer, desde a seleção do treino, alimentação e principalmente do equipamento que vai utilizar”, conclui Silvana Pereira (CREF 0008452-G/SP), professora de Educação Física.


 

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta