O que é ter uma dieta saudável?

26/07/12

Todos falam em ter uma dieta saudável, mas o que seria isso? O termo dieta, de origem latina, antigamente era usado para nomear reuniões de Estado e hoje em dia seu significado é somente um. A dieta não é só a alimentação que temos quando queremos emagrecer e sim o que comemos, seja saudável ou não. Sendo assim, cada pessoa tem a sua dieta e podemos observá-la até mesmo de um ponto de vista cultural. É dessa forma que dizemos, os nordestinos tem preferência por comidas fortes ou a Caipirinha é uma tradicional bebida brasileira.

Mas, enfim…o que seria ter uma dieta saudável? A dieta pode ser direcionada para perda de peso, manutenção e até mesmo para ganho de peso. Para emagrecer, não basta simplesmente eliminar calorias, é importante que você se atente para a variedade e quantidade de alimentos que ingere. Uma dieta restritiva que não leve em consideração as necessidades do organismo pode ser um verdadeiro desastre.  Segundo a nutricionista, Dra. Camila Rebouças de Castro, para realmente ter uma dieta saudável, siga essas regras:

  1. Consuma diariamente alimentos de todos os grupos alimentares (cereais, hortaliças, leguminosas, carnes, leite e frutas).
  2. Doces e gorduras devem ser consumidos esporadicamente e com moderação.
  3. Consuma todos os dias pelo menos duas porções de frutas.
  4. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas
  5. Prefira alimentos cozidos, assados e grelhados.
  6. Faça 5 refeições por dia, assim terá melhor absorção de nutrientes.
  7. Modere na quantidade de sal nos alimentos.
  8. Evite o consumo de alimentos industrializados, pois contém muito sódio.
  9. Beba se possível 1,5L de água por dia.

Não deixe de praticar atividade física todos os dias, nem que seja por apenas 30 minutos. E o mais importante de tudo: mantenha a disciplina! : ))

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta