O Natal e suas calorias.

25/12/12

Hoje é Dia de Natal e com os presentes, ganhamos também muitas calorias. Bolos, carnes, pães, biscoitos, vinhos e muito mais fazem parte da nossa dieta do dia 24 até o Ano Novo. Como manter um ritmo mais saudável e não perder tudo que conquistamos nos últimos meses? Vamos lá, chequemos as opções disponíveis nas prateleiras dos supermercados e no livro de receitas.   :)

O prato mais famoso do dia, com certeza é o Peru de Natal. Uma fatia de 32gramas, possui cerca de 52 kcal. É comum servi-lo com frutas da estação, alguns condimentos como mostarda ou alho e até mesmo, regados ao vinho branco. Em cada 15 gramas de mostarda, temos cerca de 12 kcal, portanto, não abuse dela! Uma taça de vinho branco, contém 87 kcal, sendo assim, ainda é uma boa opção para marinar as carnes, mas não para tomar mais que duas taças.

Alguns animais possuem a carne muito mais calórica, é o caso do porco. Uma fatia de lombo de 100 gramas, é fornida de 363 kcal, viu só a diferença? Mas, você pode contrabalancear temperando-o com especiarias, como salsinha e cebolinha, de baixíssimo teor calórico.

Mas, e o Chester? Em uma fatia de 20 gramas de Chester assado, temos 41 kcal, se compararmos ao peru, é mais ou menos a mesma coisa. É uma ave rica em cortes nobres, sendo 70% peito e coxas. Sendo uma averoaster, é mais sequinha e é comum encontrá-la nas mesas de Natal, recheada com farofa e bacon.  Em uma colher de sopa de bacon, temos 142 kcal, veja bem! Use o bacon com moderação. Já quando você for pensar na sua farofinha, tenha em mente que a farofa de mandioca é mais saudável, com 68 kcal a cada 20 gramas, seguida da de milho, com 73 kcal em 20 gramas e por último, a de trigo, com 75 kcal em 20 gramas.

Por último, mas não menos delicioso, o Tender. Uma fatia de 100 gramas, possui  40 kcal. Hummm, mais saudável que o Chester e que o peru. Antes de levá-lo ao forno, regue-o com suco de laranja, encha de cravos e depois, decore-o com fatias de abacaxi ou laranja.

Para acompanhar todos esses cortes, prepare um arroz com amêndoas (192 kcal-100 gramas) e uma farofa com uva passa (99 kcal -100 gramas) e ameixa preta (22 kcal por unidade). Opte pela farinha de mandioca e inove colocando fatias de banana- maçã (80 kcal por unidade).

Monte uma bela salada super colorida e de sobremesa, capriche nas frutas tropicais do nosso Brasil e para agradar os mais formiguinhas, talvez um Pudim de Leite (56 kcal em 50 gramas) ou sorvete de frutas , média de 60 kcal à cada bola.

Na parte das bebidas, sirva água bem gelada em uma garrafa com cascas de maçã verde dentro. Limonada Suíça com leite condensado é uma boa pedida, apesar de um copo ter cerca de 230 kcal, você não está ingerindo álcool e está optando por pratos e sobremesas mais saudáveis.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que se divirta, mantendo uma alimentaão saudável.  A Fit4 deseja a você e toda a sua família, um Feliz Natal! :)

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta