MMA ajuda a manter a boa forma e emagrecer?

24/07/12

MMA, também conhecido como Mixed Martial Arts em inglês, nada mais é do que a evolução de séculos e séculos de outras modalidades de combate, remontando ao Pankration dos antigos gregos, aos gladiadores do Império Romano, passando pelo Desafio Gracie dos veneráveis Carlos e Hélio Gracie, até chegar ao primeiro torneio do que é hoje conhecido como MMA, o UFC – Ultimate Fighting Championship de Rorion Gracie.

Hoje, muito popular, o MMA possui diversos torneios ao redor do mundo, de maior ou menor expressão, sendo que o que gera mais público e renda é o próprio UFC do, agora organizador, Dana White.

Os lutadores, praticantes de qualquer estilo de arte marcial se enfrentam no famoso octágono, aonde é declarado o vencedor através de finalização, nocaute ou nocaute técnico. Dividos por categorias de peso, o vencedor final leva o cinturão, símbolo máximo de prestígio e merecimento.

Atualmente, existem diversos ídolos no esporte, sendo o brasileiro Anderson Silva, mais conhecido como Spider, um dos mais célebres entre o público. O MMA também cativa cada vez mais o público feminino, não somente como espectadoras, mas como atletas. O Brasil possui hoje diversas promessas como Mayra Aguiar e Amanda Nunes.

Na realidade, as mulheres enfrentam combates de alto impacto desde o tempo das gladiadoras romanas, aonde inclusive corriam muito mais riscos, por lutarem com a mesma vestimenta dos homens, ficando com um dos seios expostos.

Com a grande febra do MMA, hoje tido como esporte de família e não mais como violência gratuita, cada vez mais academias tem investido nessa modalidade, principalmente no Brasil e EUA. Imagine só, com um mix de Jiu-Jitsu, Judô, Boxe, Muay Thai, Capoeira, Wrestling, Karatê e outros, deve ser fácil emagrecer e manter a boa forma, não é mesmo?

Dependendo da arte marcial, você pode queimar de mil até duas mil calorias em um único treino, são os casos do: Muay Thai,  Jiu Jitsu e do próprio MMA.

Já outras lutas queimam até mil calorias em uma hora, são elas: Capoeira -750 calorias, ajuda a definir abdômen e fortalece as pernas. Boxe – 800 calorias, fortalece os braços e é ótimo para eliminar a gordura específica do “músculo do tchau’.  Karatê – 950 calorias e Kung Fu – 850 calorias. Ou seja, muito mais do que uma caminhada, corrida ou mesmo musculação.

Segundo a Dra. Marilene Barbosa Nutricionista da Omdandrade & Barbosa Saúde e Nutrição Ltda, suas necessidades nutricionais estarão aumentadas no MMA, por isso a dieta tem papel fundamental de fornecer energia e nutrientes que atuem na prevenção de lesões e infecções, melhorando o desempenho dos atletas e fortalecendo suas defesas imunológicas.

Para se ter um bom desempenho, o plano alimentar deve estar em equilíbrio com a rotina do treino de cada individuo.Uma dieta adequada deve fornecer quantidades de energia e nutrientes necessários, para o bom desempenho metabólico e fisiológico ao exercício.

Antes de iniciar no MMA, deve-se passar por uma avaliação física para saber como anda sua saúde.

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta