Está deprimido? Bora se exercitar!

02/02/16

Os benefícios da atividade física são muitos. Não apenas para o corpo, no qual ocorre diminuição do percentual de gordura, aumento da massa magra e da resistência muscular, mas também para a saúde, com a diminuição da frequência cardíaca e o ganho de condicionamento físico que previne as temidas lesões causadas por esforço repetitivo, vícios de posturas incorretas, entre outros.

Mas os exercícios também garantem benefícios para a mente. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada em 2012 pela Universidade Southern Methodist, de Dallas, nos Estados Unidos. O estudo concluiu que a prática de 21 minutos diários de exercícios físicos conseguem combater a depressão. De acordo com o responsável pela pesquisa, Jasper Smiths, a prática parece atuar em neurotransmissores específicos do cérebro, com efeitos semelhantes aos dos antidepressivos, além de liberar serotonina e dopamina, que ajudam a restabelecer comportamentos mais felizes e positivos.

“As vantagens da prática da atividade física com certeza se estendem também ao bem-estar mental, autoestima e relações sociais interpessoais, pois liberam hormônios que causam sensação de prazer, combatendo o estresse, a ansiedade e a depressão, e proporcionando cada vez mais benefícios a saúde mental e corporal”, afirma o preparador físico Saulo Batista, da Jungle Gym Brazil, no Rio de Janeiro. Para conseguir melhores resultados, é importante buscar uma atividade que tenha a ver com o seu perfil. “Motivação e determinação são fundamentais para quem quer começar. É importante compreender que o benefício para sua saúde dependerá apenas de você mesmo. Buscar uma atividade em grupo pode ser uma boa opção, porque, no geral, isso influencia no incentivo à continuidade do exercício e sua prática”, diz.

Uma dica é tentar sempre variar o tipo de exercício ao invés de praticar sempre o mesmo. “Isso é mais eficaz, pois quando o corpo faz movimentos e atividades 'desconhecidas', ele precisa passar por processos que o façam se adaptar aos mesmos e, assim, se gasta mais energia”, explica.

O pouco tempo não é desculpa para não se exercitar. Segundo o preparador físico, trinta minutos diários, bem focados, podem gerar bons resultados. “A atividade física constante seguida de uma boa alimentação ajuda a acelerar o metabolismo e é ideal para melhorar a saúde e deixar o corpo em forma.

Beber água durante os treinos é fundamental para se hidratar e, com isso, melhorar seu desempenho na atividade física praticada. E nunca faça exercício físico sem ter se alimentado antes, pois a energia que está faltando não virá da gordurinha que está sobrando e sim dos músculos”, recomenda.

Para os iniciantes, ele recomenda fazer caminhadas fortes. Para os mais ativos, correr, pedalar, correr em aclive, pular corda, etc. Veja algumas sugestões simples que podem ser feitas no dia a dia, alternando as atividades:

Segunda: corrida 30 minutos + abdominal

Terça: caminhada forte 20 minutos + pular corda por 10 minutos

Quarta: pedalar 30 minutos + abdominal

Quinta: subir e descer escada (exercício muito forte)

Sexta: praticar o esporte que mais se identifique, por exemplo: surf, patins, skate, escalada, natação, futebol, passear na areia da praia/ parque, fazer trilha, etc.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/corpo/alem-dos-beneficios-para-o-corpo-atividade-fisica-ajuda-a-combater-depressao

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Play
Olá visitante! Sua conta