Cuidado com o excesso de treino

23/08/12

Está se sentindo cansado, desmotivado na hora de ir pra academia? Assim como os músculos, o sistema nervoso também pode se sentir cansado, dorminhoco, podendo ser a causa do seu aparente desânimo.

Cuidado com o excesso de treino, também conhecido como “overtraining”. É preciso balancear treino e descanso. Os treinos acompanhados por um profissional evitam esse tipo de sensação, embora situações fora da academia também possam afetar o seu sistema nervoso, levando a uma perfomance abaixo do esperado.

Existe diferença entre overtraining muscular e referente ao sistema nervoso. O muscular ocorre quando o corpo não tem tempo suficiente de descansar entre um treino e outro e recuperar os tecidos danificados. Treinar um grupo de músculos na Segunda – feira e Terça – Feira treiná-los novamente leva ao overtraining, embora esse tipo de evento afete em geral apenas um grupo muscular específico.

Por outro lado, o overtraining do sistema nervoso é uma questão constante, que gera impacto no corpo inteiro.  Responsável por gerar as contrações musculares, se “cansa” à medida que um mesmo complexo de músculos seja estimulado ininterruptamente.

Como resultado, você estará mais fraco e mais devagar em todos os movimentos executados. As sensações podem ser de falta de coordenação até aparente sensação de estar perdendo a “força”.

Na academia, se seu treino é muito intenso com pouco descanso, as probabilidades de sofrer com overtraining serão maiores. Embora muitas sejam as causas que contribuam, como por exemplo, crise financeira ou até mesmo o rompimento de uma relação. Nesses casos, o “overtraining” além de cansar o corpo, vai ser uma espécie de combustível para a mentalização dos problemas.

Como combater o excesso de estímulos no SNC?

  1. Reveja seu treino
  2. Durma mais
  3. Saiba delegar responsabilidades à outras pessoas
  4. Medite
  5. Consuma óleo de peixe e glutamina

Lembre-se, físico e emocional andam juntos! : )

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta