Conheça as vantagens de um sistema de franquias

19/11/14

Por Ricardo Bomeny*

A crescente expansão do setor nos últimos anos tem comprovado que o modelo de franquias é uma excelente opção para quem tem interesse em abrir seu próprio negócio e obter retorno em um prazo de acordo com a atividade escolhida. Um dos motivos é exatamente a estrutura de suporte e treinamento oferecidos pelo franqueador, além de operar uma marca já reconhecida no mercado. A grande vantagem de aderir ao sistema de franquia em relação a um negócio independente é que o sucesso da rede foi fortalecido após vários testes de produtos.

O franqueado pode contar com o apoio do franqueador, que já possui um plano de expansão e conhece o perfil dos clientes de seus produtos, além de deter informações sobre o processo de produção, distribuição e venda dos produtos. O mesmo vale para a inteligência sobre estratégias de concorrentes, custo de instalação, escolha do ponto de venda e outros dados valiosos para a gestão da empresa. Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possui independência jurídica e financeira em relação ao franqueador, sendo responsável individualmente pelas operações da empresa, com a vantagem de poder recorrer ao franqueador caso tenha dúvidas ou precise de alguma orientação.

Mas, assim como em qualquer tipo de negócio, é importante pesquisar e buscar o máximo de informações possível antes de optar pela melhor para o seu perfil. Consultar um especialista em finanças e alguns franqueados da rede para ouvir depoimentos de investidores também pode ajudar a conhecer o funcionamento da empresa e não errar na escolha.

* Ricardo Bomeny é presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta