Cãibras: como prevenir?

25/12/12

De repente, quando menos se espera ela aparece. No domingo, no meio da pelada com os amigos ou até mesmo durante aquele banho de piscina no clube. Quem já teve sabe, a dor é intensa e pode durar alguns segundos ou até intermináveis minutos. Para desespero das vítimas, a cãibra está se manifestando.

Existem muitas causas para as cãibras musculares, entre elas, grandes perdas de sódio e líquidos. O sódio é um mineral importante, que dá início aos sinais dos nervos e ações que levam os movimentos ao músculo. Por isso, os músculos podem tornar-se sensíveis com a falta deste elemento e dos líquidos.

O mais comum é a cãibra se manifestar durante a atividade física, ainda mais se o esportista estiver com pouco condicionamento físico ou mal alimentado. Se o músculo não está em condições adequadas para realizar aquele esforço, diferente do habitual, os espasmos, com certeza, irão ocorrer.

No entanto, o surgimento das cãibras é favorecido por outros fatores como diabetes, doenças neurológicas e problemas vasculares. A creatina, suplemento dietético, pode também aumentar os riscos de cãibras. Por isso, fiquem atentos, pois, se as dores aparecerem sem um histórico prévio um médico deve ser consultado para excluir causas mais sérias.

Quando a dor surgir, é importante alongar o músculo e massagear a área, isso porque, esfregar o local afetado pelo espasmo pode ajudar no fluxo da corrente sanguínea, no movimento de líquidos da região e também na diminuição da dor. É importante lembrar que o descanso e a reidratação adequada, com líquidos contendo, principalmente, sódio, são estimulantes para a recuperação.

Antes que o problema apareça, prevenir é ótima opção, por isso, anote as dicas: beba muito líquido e mantenha-se hidratado durante os exercícios físicos; com a transpiração abundante e nos intervalos dos exercícios pesados é necessário repor os níveis de sódio, por meio de uma bebida esportiva; faça recuperação nutricional adequada, principalmente, para o sal. Por fim, descanse os músculos após treinos intensos.

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta