Banana, fonte de energia muscular e de baixa caloria!

28/05/13

Suar a camisa na academia exige esforço e dedicação, mas é preciso tomar cuidado com o que se ingere. Muitas pessoas ainda tem duvidas quanto ao que comer antes ou logo após a malhação, mas a resposta é simples, que tal levar uma banana? A fruta tem apenas calorias e é ótima fonte de energia muscular.

Fonte de Saúde:
Além de saborosa, a banana é fonte de fibras alimentares(que ajuda a manter bons níveis de glicose e colesterol), cálcio, magnésio, manganês, fosforo, vitamina B6 (que ameniza o cansaço) e C e contem cerca de 25g de carboidratos e 450 mg de potássio. Todos esses componentes ajudam muito o atleta. O cálcio repara o tecido ósseo e evita câimbras, o magnésio produz energia, relaxa os músculos e evita tumores, contrações involuntárias e arritmias cardíacas . Já o potássio armazena glicogênio, sendo importante para atletas de resistência. A vitamina C é oxidante, combate infecções e fortalece e a imunidade. Explica a Nutricionista Carolina Malheiro.
Tipos de Banana:
Apesar de todos os tipos serem recomendados para atletas devido à alta concentração de carboidratos e por terem níveis de nutrientes bem parecidos, alguns são indicados para determinados casos. O tipo ideal de banana para atletas depende muito da individualidade e gosto de cada um. Se ele estivesse com deficiência de carotenoide, por exemplo, eu prescrevia a bacana ouro, alerta o professor nutricionista Henrique Soares.
A banana terra e a oura são as que contem mais carboidratos, seguidas da prata nanica e maça.
Mas há também um tipo que é único e se destaca pelo maior conteúdo de vitamina A: a banana terra, relata a nutricionista funcional Gabriela Maia.

Banana engorda?
Sabe aquele papo de que banana engorda? O ideal é não levar as crenças a sério, esclarece Larissa Santana, nutricionista e editora, da empresa Nutri Bem Vida: “Algumas pessoas acreditam que a banana é uma fruta que engorda e , por isso, a excluem de suas dietas. É importante esclarecer que a banana não pode ser uma fruta calórica quando comparada a outras. No entanto, o alto valor nutritivo dela e a sensação de saciedade que ela provoca, permite que esteja presente na alimentação sem contribuir para um suposto ganho de peso em função do seu consumo.

Quando e quantas?
A banana pode ser ingerida antes, durante e após atividade física, mas o ideal é consumia-la antes do treino. A nutricionista funcional Gabriela Maia esclarece: Por ser bastante energética e fonte de carboidratos, a banana deve ser preferencialmente consumida antes da atividade física para que forneça substrato suficiente para quem o organismos trabalhe de forma correta no exercício e reponha os estoques de glicogênio, que é a energia utilizada no treino, não necessitando assim retirar energia de outros locais ou “consumir” o músculo. Mas nada impede que a banana seja consumida no lanche da tarde ou da manha, pois é rica em nutrientes e fibras, o que garante bastante saciedade.
A quantidade ideal de banana a ser ingerida por dia depende do atleta, do seu objetivo na atividade física, da quantidade de exercício e da sua dieta.

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta