Água de Coco: De isotônico a remédio natural

21/05/13

Sabor e diversos benefícios para a saúde cabem em um copo. Dúvida? Então você esqueceu que existe água de coco!  De isotônico a remédio natural

Para começar, ela é um excelente alimento quando o assunto e hidratação. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor, principalmente durante a prática de atividades físicas.

Quem não faz exercícios também podem usufruir de diversas vantagens para o organismo. “Um copo por dia ajuda a evitar cãibras e fraqueza muscular e a equilibrar o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo”, explica a nutricionista Suely Iglesias. Além disso, a água de coco também possui efeito diurético e rico em sais de potássio, ajuda a diminuir a pressão arterial e, com isso, o risco de doenças cardíacas. Esse líquido milagroso também previne arteriosclerose, facilita as funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, controla os níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades antioxidantes e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.

Mais motivos não faltam para que você inclua essa delícia rapidinho no seu cardápio diário. Segundo a especialista, a água de coco possui muitos

sais minerais e nutrientes. “Para ter uma ideia do que estamos falando, em 100 ml da bebida encontramos: 250 g de potássio, o que corresponde ao total da necessidade por dia; 105 g de sódio, ou seja, a metade da quantidade recomendada; 175 g de cálcio; 25 g de magnésio; 2,4 g de vitamina C”, lista Suely. A água de coco possui, ainda, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5) e A. E sabe o que é melhor? Tudo isso cabe em um copo de 19 calorias. É claro que, por vir de uma fruta, todos esses valores mudam conforme a época da maturação. Por exemplo: quanto mais amadurecido o coco, mais gordurosa a água e quanto mais verde, maior sua quantidade de vitamina C.

Para aqueles que exageraram na bebida alcoólica, a água de coco pode dar uma mãozinha: os carboidratos (3,72 g em 100 ml) repõem a energia perdida com o excesso de álcool. Quem passa por problemas gastrointestinais também pode fazer uso dela. “A água de coco é usada como repositor hidroeletrolítico nos casos de vômitos, diarreia e desidratação”, pontua a profissional.

A água de coco pode
Apesar dos inúmeros benefícios para a maioria das pessoas, há contraindicações para a ingestão dessa bebidinha gostosa e refrescante. “Os portadores de hipertensão, diabetes e doença renal devem estar atentos a sua utilização. A quantidade deve ser moderada, justamente por causa do sódio”, aconselha a nutricionista. ser uma aliada nas dietas pois ajuda a enganar a fome. Mas não vá substituir uma refeição por um copo de água de coco! Alimentação equilibrada e saudável, sempre! Mulheres grávidas também podem fazer uso dos golinhos doces bem geladinhos. Eles ajudam a aliviar a azia e dão um chega pra lá nos enjoos tão típicos dos primeiros meses de gestação.

In natura, a água de coco é livre de conservantes e outras substâncias artificiais. E é lógico que é sabido que o alimento natural fresco conserva melhor seus nutrientes. No entanto, o mercado já oferece opções em caixinha, em garrafa ou congelada para quem gosta da bebida mas não tem facilidade de encontrar coco em sua região. “Como na água de coco os principais nutrientes são o sódio e o potássio, não há diferenças significativas quando ela é industrializada, já que esses minerais não se perdem facilmente durante o processo”, explica Suely. O que a nutricionista atenta é para a utilização de conservantes na formulação. “O uso de conservantes deverá ser evitado. Podemos obter essa informação observando os rótulos”, diz.

Por Carolina Mouta | Yahoo! Contributor Network

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Play
Olá visitante! Sua conta