Afinal, a Creatina é mesmo uma vilã?

30/11/12

O uso de suplementos nutricionais à base de Creatina torna-se cada vez mais comum entre os esportistas, geralmente sem orientação médica. Até onde podemos menosprezar os possíveis danos à saúde, em prol de um padrão de beleza ou promessa de performance?

Entre os frequentadores de academia, alguns dizem que a Creatina dá pique e tonifica a musculatura em tempo recorde e uma outra parte tem certeza de que ela pode sim, trazer danos ao organismo. De fato, atualmente os médicos não tem uma posição em comum sobre o tema. Segundo o Prof. Sérgio Andrade Perez, da UFSC, é comprovado que a Creatina deixa a musculatura mais resistente e proporciona melhores resultados em esportes de explosão. Alguns médicos posicionam que ainda não se tem estudos suficientes  sobre a substância, além dos existentes não terem lá muita credibilidade científica.

Uma das grandes preocupações, é se o uso da Creatina gera complicações renais. Recomenda-se que a pessoa faça uso de no máximo 3 gramas por dia, embora em estudo recente da Fac. de Educação Física da USP foram monitorados atletas ingerindo 10 gramas diárias e no entanto, não apresentaram nenhum quadro preocupante. Segundo os pesquisadores, isso pode ter ocorrido, em vista da qualidade da Creatina e do curto período de tempo em que foi consumida.

Retirando o uso em farmácias de manipulação, é vetada a venda no Brasil, de acordo com a Anvisa, desde 1998 e por sinal, ela não é reconhecida como suplemento alimentar. Quando as pessoas compram o produto importado, o maior risco é não saber com quais possíveis substâncias ela foi misturada. O efeito esperado à cadeia muscular pode ser temporário, já os prejuízos ao organismo, podem durar uma vida inteira.

Portanto, pessoal, fiquem espertos! A Creatina por enquanto, só é liberada como remédio. Veja bem, você acha que vale à pena ir atrás de um corpo ou de uma performance desejada à base de remédio? Não seria muito melhor conquistar tanto um, quanto o outro, devido a todo mérito, único e exclusivamente seu?

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta