Alimente-se bem!

12/04/12

A prática regular de exercícios é um dos principais caminhos para conquistar uma vida saudável. No entanto, os cuidados com a alimentação antes, durante e depois das atividades físicas são muito importantes para a preparação, o rendimento e a recuperação do corpo.

Além disso, uma boa alimentação previne lesões e infecções, que prejudicam a saúde de uma maneira geral e as competições esportivas.

A ausência de carboidratos e a prática de atividades físicas podem causar perda de massa muscular, fadiga precoce e queda de rendimento e performance. “Portanto, uma ou duas horas antes do treino, consuma alimentos ricos em carboidratos, como arroz, massas, aveia, granola, farofas e farinhas em geral, pães, bolachas e torradas.”, recomenda a nutricionista Vanessa Montagner Burgon.

Durante a atividade, se o exercício exceder uma hora de duração, recomenda-se ingerir de 30 a 60 gramas de carboidrato para repor o glicogênio muscular, melhorar o desempenho e retardar a fadiga. “Durante o treino o ideal é o suplemento de carboidrato, tanto em gel como em pó”, indica a nutricionista clínica e esportiva Mônica Forte.

Depois de suar bastante o ideal é mesclar os carboidratos com as proteínas, que contribuem com a recuperação e a integridade muscular. “São fontes de proteínas alimentos como iogurte, queijo, peito de peru, atum e ovo”, exemplifica Mônica Forte.

“É importante também caprichar nas vitaminas e nos minerais antioxidantes presentes em hortaliças e frutas, que atuam na neutralização dos radicais livres gerados pela atividade física”, recomenda Vanessa Montagner Burgon, que também apresenta algumas sugestões de refeições pós-treinos com carboidratos e proteínas:

Suco de frutas + pão Integral + Patê de soja
Arroz Integral + feijão + filé de frango grelhado + Saladas coloridas
Salada de frutas + mel + aveia
Macarrão ao sugo + almôndega de carne
Vitamina de morango + Farinha de linhaça

Para manter o corpo saudável, as duas nutricionistas ainda dão mais dicas: “reduza o consumo de comidas pesadas e gordurosas, como fritura, queijos, cremes e carnes gordas”, diz Mônica Forte.

“Fracione a dieta em cinco ou seis refeições diárias com menor quantidade de alimentos e intervalos de até três horas, isso facilita a digestão e melhora a disposição para a atividade física”, recomenda Vanessa Montagner Burgon.

E se você é fã de doces, não se preocupe, pois existem diversas opções benéficas para adoçar a boca. “Opções de doces saudáveis e mais leves são as frutas in natura, salada de frutas e frutas secas, como o damasco. Maçã, banana, abacaxi desidratado, abacate batido com limão, chocolate amargo (30 gramas) e a polpa do açaí batido com uma fruta são ótimas escolhas”, diz Vanessa.

Então, após se alimentar corretamente, que tal começar a correr na esteira Olympikus TH3.1? Extremamente robusto, esse equipamento é indicado para aqueles que buscam um excelente condicionamento físico. O seu poderoso motor e sua ampla superfície proporcionam uma corrida eficaz e segura.

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta