Dieta volumétrica, cores, formas, sabores? Vamos ver do que é feita.

19/02/13

Quem nunca passou por uma dieta? Não é de hoje que buscamos o corpo ideal, seja por questões de saúde ou por pura estética. Pensando nisso, médicos e também, alguns charlatões criam dietas, cada uma à sua maneira tentando trazer mais equilíbrio e qualidade de vida às pessoas. Uma das dietas que estão em voga hoje em dia, é a dieta Volumétrica. Só pelo nome, dá pra ver que estamos falando de volume de comida no estômago, que não gere volume no abdômen. Para saber um pouco mais, procuramos a Dra. Érica Encinas, nossa consultora em nutrição. Veja o que ela nos contou.

“Dieta não é sinônimo de restrição de alimentos, nem de ficar horas e horas sem se alimentar. Esta atitude só faz o organismo poupar energia na forma de gordura, surgindo os famosos “pneuzinhos” indesejáveis para qualquer pessoa.” #ficaadica

Hoje em dia priorizamos os nutricionistas enfatizam a importância da reeducação alimentar como forma de criar novos hábitos que, aliados à atividade física, proporcionam-nos qualidade de vida. A nutricionista americana Barbara Rolls é a ciradora da “Dieta Volumétrica”, que nada mais é do que, justamente a reeducação alimentar, ou seja, ingerir alimentos fibrosos, de baixas calorias, que fazem volume aos olhos e saciam rapidamente.

De acordo com a Dra. Érica Encinas, “Praticamente todos os alimentos são permitidos, porém, alguns devem ser consumidos com moderação, como os gordurosos, já que os alimentos possuem uma densidade energética que é a quantidade de calorias de um alimento dividido por seu peso em gramas, variando de 0,6 a 9 kcal/g.

Ainda, frutas, verduras, legumes e grãos integrais são bem vindos nesta dieta. São fontes de fibras que possuem a digestão mais lenta, dando a sensação de saciedade por mais tempo; possuem baixa densidade energética por porção (poucas calorias); absorvem água, que junto com as fibras formam géis no estômago prolongando a sensação de saciedade.”

Veja algumas dicas que a Dra. Érica preparou especialmente para você:

* Comece a refeição com os alimentos ricos em fibras, um bom prato de salada crua e cozida diminuirá sua fome na hora de montar o prato principal que geralmente oferece mais calorias;

* Acrescente fruta e mix de cereais no iogurte ou no leite desnatado;

* Dê preferência para carnes preparadas com molho, ensopados e refogados, a água contida nestas preparações enchem o estômago;

* Acrescente legumes ao arroz integral;

* Prepare a gelatina com pedaços de frutas frescas.

Todo e qualquer tipo de dieta não deve ser seguida de forma independente, pois não são apenas as calorias que devem ser diminuídas no cardápio, e sim, devemos buscar equilíbrio entre alimentos fontes de carboidratos, proteínas e gordura para se conseguir resultados satisfatórios e bons hábitos alimentares.

 

Dra. Érica Encinas - Nutricionista.

Email: eencinasdebiazi@yahoo.com.br

Telefone: (67) 3321-5561

Pagina no Facebook: Nutrição com Érica Debiazi

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta