Síndico, o prefeito do condomínio!

25/01/17

Quando se fala em condomínio a primeira reação é de: lá vem problema...discussões...cota extra...aumento de cota...e por aí vai.......

Na verdade, toda vez que precisamos decidir sobre ações que envolvam o condomínio onde moramos e/ou trabalhamos, existem muitas dificuldades para chegarmos a um consenso, o que acaba resultando em baixa participação de todos.

Em última análise um condomínio significa rateio de despesas e administração de conflitos. 

Um dos maiores desafios de um síndico para prestar um bom serviço é exatamente conciliar todos os interesses, e gastando pouco.

O sindico é aquele que precisa ter grande capacidade resiliente, perfil relacional, senso de desprendimento, voluntarioso, muito organizado, conhecimento sobre questões prediais, e acima de tudo, por ser um cargo eletivo, precisa ser “politico” no sentido verdadeiro da palavra.

Se faz necessário para iniciar um bom trabalho à frente de um condomínio, um diagnóstico sobre o cenário que temos, para em seguida estabelecermos um plano de ação, dentro da realidade financeira e operacional. O objetivo sempre deve ser atingir níveis de excelência cada vez mais elevados, mantendo a relação de custo x benefício com índices sempre satisfatórios.

A Literatura sobre o condomínio, também, é fonte de consulta obrigatória. Composta pela Convenção (Constituição), Regulamento Interno (Normas de Convivência) e Atas das Assembleias Ordinárias e Extraordinárias que tratam de matérias especificas, sempre norteiam a administração.

Outro ponto fundamental, entre tantos outros é a comunicação. Devemos manter os condôminos sempre muito bem informados sobre cada passo e ação efetivos da administração, pois afinal o patrimônio é de todos e o síndico é o personagem eleito para traduzir em ações todos os anseios da coletividade (da maioria), sempre mantendo e valorizando o patrimônio.

O que vai contribuir para uma, nos dias de hoje em que vivemos uma crise institucional de credibilidade, minimamente uma boa administração é a transparência. Regras sempre muito objetivas, claras e assertivas na contratação de serviços ou compras de insumos e equipamentos, cuidados na área contábil e tributaria (recolhimentos, retenções e impostos).

Poderíamos falar horas sobre como ser um ótimo síndico, mas como cada condomínio tem sua própria realidade, procuramos elencar os pontos mais importante nessa árdua cruzada que é ser sindico.

 

Fonte: www.administradores.com.br

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta