Pilates: aprenda sobre esta prática!

26/06/12

Fortalecer, alongar e trabalhar a postura. Este é o pilates. Consciência corporal e reeducação do movimento, por meio da contração da musculatura abdominal, conhecido na prática como o centro de força, que promove a nós a sustentação para realizar os movimentos dos braços, pernas e troncos, com bom alinhamento postural, são os princípios desta prática.

Os exercícios praticados no pilates são harmonizados com a respiração, ditando o ritmo da aula e permitindo, assim, um melhor controle sobre o movimento que está sendo realizado, de forma fluida e lenta. A melhora na ansiedade e no padrão respiratório, de acordo com o Master Trainer Reebok e proprietário da FIT FIVE, LC Freitas, são relatos frequentes dos alunos.

A relação do pilates com a postura corporal é grande. Para iniciar um movimento, o bom alinhamento corporal é levado em conta, assim, a contração do abdômen é requisitada durante toda a aula. O limite da amplitude dos movimentos e carga ideal do aluno são definidos para que cada um realize os exercícios sem compensações posturais e sobrecargas articulares, favorecendo, desta maneira, para que lesões durantes a atividade física não ocorram.

O pilates é considerado um exercício inteligente, porque ele trabalha fortalecimento, alongamento e postura durante a hora de exercício, otimizando seu tempo na malhação. O resultado alcançado por aqueles que praticam este exercício é um corpo forte, porém sem grande volume muscular, isso porque, diferente de outros exercícios, como, por exemplo, a musculação, ele não tem como objetivo a hipertrofia muscular.

É válido lembrar que a atividade ajuda no ganha de força por meio de exercícios menos intensos, que respeitam os limites dos alunos, sempre tendo em vista o alinhamento das articulações. Assim, esta prática é considerada um exercício funcional, que agrega informações corporais para um bom desempenho das atividades diárias.

Tenham em mente que o pilates se adapta a todo tipo de público: infantil, adulto, gestante, atletas ou idosos, desde que com autorização do médico. Se os professores souberem orientar e os alunos fizerem os exercícios corretos, observando sempre as necessidades de cada grupo, os resultados serão acima do esperado.

Para começar a praticar o pilates basta querer, como afirma LC Freitas. Como toda atividade física, você precisa estar em dia com seu médico sobre as condições físicas do seu organismo e ter liberação para realizar os exercícios. Quando for começar, a academia que escolher deve ter um profissional físico ou fisioterapeuta responsável que lhe indicará os exercícios mais interessantes para a estrutura do seu corpo, baseando-se no seu histórico de lesões e dores. Tendo isso em vista, é hora de agendar uma aula experimental, escolher uma roupa confortável e estar pronto para se apaixonar.

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta