HIIT: treino que acelera a perda de gordura e não prejudica a massa magra!

20/02/17

 HIIT

 

High Intensity Interval Training (Treino Intervalado de Alta Intensidade), ou simplesmente HIIT é verdadeira solução para aqueles que querem perder gordura sem prejudicar a massa muscular ou, simplesmente, não tem tanto tempo para frequentar uma academia. “30 minutos de HIIT é o suficiente, não passa disso se bem aplicado. Na correria do dia-a-dia, este treino mais curto é ideal”, explica Aline Teco, Personal Trainer. 

O HIIT é um treinamento intervalado de alta intensidade que potencializa a queima de gordura”, completa Aline. São exercícios de curta duração (um a dois minutos no máximo) com alta exigência do corpo. A diferença fica por conta dos intervalos curtos, com no máximo um minuto. Estes descansos podem ser feitos com exercícios de menor intensidade, conhecido como descanso ativo, ou com parada total em um intervalo de tempo ainda mais curto.

Além de potencializar a perda de gordura, o HIIT é ideal para aqueles que querem melhorar o condicionamento físico sem prejudicar o ganho de massa muscular. Por ser um exercício curto e de alta intensidade, como a própria a musculação, o HIIT evita a liberação de cortisol. Esse hormônio rouba as proteínas depositadas nos músculos para dar energia ao corpo, deixando de usar as gorduras, depósito natural de energia do nosso sistema.

Outro efeito potencializador de queima de gordura provido pelo HIIT é a aceleração do metabolismo. Durante a recuperação do exercício, que perdura por horas após o término da atividade, o corpo continua queimando calorias. Se comparado a um exercício aeróbico de menor intensidade que mantém a queima calórica reduzida, o HIIT chega a consumir 10% a mais de calorias. Estudo feito pela Laval University, nos Estados Unidos, ainda aponta que a oxidação lipídica (queima de gordura) é muito mais elevada.

É possível começar a se exercitar em casa sem precisar, inicialmente, investir em uma esteira ou bicicleta, apesar de serem grandes aliadas do HIIT. Encontre a sua aqui na FIT4. Aqui vão algumas sugestões de exercício para você começar hoje mesmo. 

-       Suba correndo as escadas do seu prédio durante um minuto. Para descer, use o elevador. Se quiser elevar o nível com o descanso ativo, desça os degraus devagar por mais um minuto.

-       Pule corda por dois minutos com velocidade e descanse parado. Só não vale sentar!

-       Alterne a velocidade da sua corrida a cada minuto: comece andando, trote e depois corra. É interessante usar o momento de explosão, onde, após um minuto caminhando, corra um minuto.

 

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta