Entenda a diferença entre musculação e treino funcional

24/03/17

Musculação e treino funcional não são totais opostos como muitos acreditam, apesar de seus focos diferentes. Ambos podem caminhar juntos e serem complementares. É possível alinhar o ganho de massa muscular, provido pela musculação, com a definição e consciência corporal que o treino funcional oferece.

Enquanto a musculação é baseada em movimentos repetitivos e mecânicos suplementados por pesos, o treino funcional utiliza movimentos naturais do próprio corpo humano. A proposta aqui é clara: a musculação traz hipertrofia de maneira mais intensa e rápida, enquanto o funcional, apesar de potencialmente levar a uma leve hipertrofia, é focada no ganho de força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade.

No treinamento funcional, na grande maioria das vezes, não são usados pesos, anilhas e aparelhos: tudo é provido pelo próprio corpo. São movimentos naturais, tais como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar, feitos em exercícios com intensidade. Durante este tipo de treinamento, é possível trabalhar praticamente todos os músculos, levando a uma definição mais homogênea.

A musculação, por outro lado, trabalha isoladamente cada músculo ou grupo muscular. É mandatório o uso de aparelhos e pesos para que os músculos sofram microlesões e, consequentemente, hipertrofiem. O condicionamento físico não é o foco aqui: é possível se tornar uma pessoa muscularmente favorecida, mas que não fique extremamente ofegante ao subir as escadas do prédio com sacolas na mão.

A duração e periodicidade dos exercícios também varia. A musculação é indicada de duas a cinco vezes por semana em treinos com cerca de uma hora. Já o treinamento funcional é dividido em aulas com duração variada de três a cinco vezes por semana. Vantagem do funcional é o senso de coletividade, com aulas em grupo em espaços abertos - diferentemente das academias e seus exercícios, em praticamente sua totalidade, individualizados.  

Qual treinamento é o perfeito para você? Pois bem, se seu objetivo é ganho de massa muscular, força e prefere rotinas de exercício mais individualizadas, siga para a academia mais próxima. Agora, se os exercícios em grupo que motivam, não gosta de levantar peso e está em busca de um melhor condicionamento físico, o treinamento funcional pode ser sua porta de entrada para o mundo da boa-forma. Ou que tal um pouco dos dois?

 

 

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