Dicas para começar a correr

24/02/11

Você sabia que a corrida é uma das modalidades com maior número de adeptos? Isso porque, além de ser um esporte fácil de praticar, suas vantagens atraem muito as pessoas que pretendem manter uma vida saudável.

Fortalecimento dos músculos da perna, aumento do fôlego, disposição para a rotina pesada do dia-a-dia, perda de peso, prevenção de doenças cardíacas e osteoporose e liberação do estresse. Se você pretende desfrutar de tantos benefícios, confira algumas dicas iniciais e boa corrida!

A hidratação do corpo antes, durante e depois da corrida é um quesito fundamental para quem pretende iniciar a atividade. De acordo com o fisioterapeuta esportivo David Homsi, o ideal é ingerir 200ml de água a cada 15 ou 20 minutos de corrida. “Após o exercício faz se necessário o uso de isotônicos para repor os eletrólitos (sais) perdidos”, diz.

Quanto à alimentação, o ortopedista especialista em esportes José Marques Neto indica uma dieta balanceada com carboidratos para os praticantes da atividade. “Os iniciantes devem se preocupar em ter uma alimentação correta antes de qualquer suplementação com outros produtos. E o mais importante: nunca treine em jejum”, recomenda.

Você sabia que a baropodometria avalia a sua pisada e determina o seu tipo de pé e pontos de pressão? Portanto, antes de comprar qualquer tênis para começar a correr faça uma avaliação e escolha o calçado que mais se adapte ao seu pé. “Cuidado com locais que fazem apenas o “teste de pisada”, a avaliação postural é de extrema importância também”, explica a fisioterapeuta David Homsi.

Os corredores iniciantes também devem tomar cuidado com lesões. De acordo com o ortopedista José Marques Neto, com avaliação médica e orientação de um professor de educação física esses riscos podem ser minimizados. “Respeite seu corpo, seus limites e seu tempo de treinamento”, recomenda David Homsi. “O importante é ter uma evolução lenta e progressiva. Inclua obrigatoriamente treinos de musculação”, completa o Dr. Neto.

A corrida é um esporte que leva em conta o condicionamento físico da pessoa. “Para os iniciantes, velocidade baixa e tempo moderado durante os primeiros meses de atividade”, sugere o Dr. Neto.

Com o passar do tempo é possível correr mais rápido e aumentar o tempo e a distância. A sensação de superação está presente em todo o momento nessa atividade.

Por ser um esporte simples, pode ser praticado tanto ao ar livre, quanto em academias e em esteiras em casa. Adapte essa atividade física a sua rotina e mantenha uma vida saudável.

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