Cuidados com a hidratação no inverno

25/12/12

Os dias quentes e ensolarados do verão são extremamente convidativos para praticar atividades físicas, beber muito líquido e ingerir alimentos leves e frescos, como saladas e frutas. No entanto, o cuidado com a hidratação do corpo também deve ser mantido durante o ano inteiro. Para enfrentar os dias frios que estão chegando, as nutricionistas dão dicas:

“O cuidado com a ingestão de líquidos é muito importante tanto ao praticar atividades físicas quanto ao longo do dia. Sugiro frutas com maior teor de água, como melão, melancia, pera e abacaxi, ingestão de sucos, chás, e água de coco. Reduza as comidas pesadas e gordurosas, como frituras, queijos, cremes e carnes gordas”, diz a nutricionista clínica e esportiva Mônica Forte.

Ao praticar atividades físicas,  não se esqueça de se hidratar antes, durante e depois do exercício. “Estar bem hidratado assegura respostas fisiológicas e melhores desempenhos na diminuição do batimento cardíaco, no uso do glicogênio, no aumento do fluxo sanguíneo e na resistência. Durante a atividade física, a ingestão de água é necessária para diminuir o risco de problemas relacionados ao estresse térmico. Já a hidratação após o exercício atua no reequilíbrio hídrico e na temperatura central. A dica é ingerir 200ml de água a cada meia hora de atividade”, orienta a nutricionista Vanessa Montagner Burgon.

Por outro lado, as temperaturas amenas do inverno diminuem a sensação de sede, já que a perda de água através do suor é menor. “Isso não justifica reduzir a ingestão de líquidos, muito pelo contrário. É a época em que precisamos ficar mais atentos com a hidratação corporal. Uma garrafinha de água em mãos sempre ajuda! O chá quente também é uma ótima opção. Tome cuidado para não reduzir o consumo de frutas e verduras. Sucos, sopas, cremes e legumes refogados são alternativas fáceis e quentinhas!”, recomenda Mônica.

“Uma dica é incluir verduras cruas picadas na sopa quentinha. Agrião e rúcula, por exemplo, podem ser colocados no fundo do prato, acrescentando a sopa por cima”, indica Vanessa.

Além disso, a má hidratação e alimentação podem prejudicar o rendimento esportivo, assim como causar fadiga, câimbras, lesões, perda de massa muscular e queda do sistema imunológico.

Portanto, para aquecer esse inverno, atividades físicas indoor são ótimas opções. Conheça a esteira Olympikus TH2.1, que conta com todos os recursos tecnológicos para um excelente desempenho em treinos diários, se hidrate bastante e bons exercícios!

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta