Colágeno, o que é isso mesmo?

21/02/13

O colágeno é um super nutriente que temos em nosso corpo, representando 25% de toda nossa proteína. De acordo com os estudos da Dra. Jocelem Salgado, Prof. de Nutrição do Depto. de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP/Piracicaba e autora do livro Guia dos Funcionais e da Dra. Renata Rothbarth, nutricionista e especialista em Obesidade e Emagrecimento, da Clínica Anna Aslan, “é responsável por sustentar as células, mantendo-as unidas e firmes. Fortalece os tecidos, promove elasticidade e resistência à pele , aos músculos, tendões, meniscos, ligamentos, veias, vasos e artérias, realiza a distribuição de fluidos em vasos sanguíneos e linfáticos. Sendo o principal componente protéico da pele, é naturalmente produzido em nosso corpo desde que nascemos. No entanto, complementam as doutoras “com o passar dos anos, a produção de colágeno começa a cair.  Aos 50 anos, produzimos somente 35% da quantidade diária necessária. Na verdade, por volta dos 30 anos a produção começa a diminuir em torno de 1%”. Fatores como excesso de Sol e cigarro também colaboram afetando a elasticidade da pele, bem como o estresse, que causa o envelhecimento precoce das células, e consequente perda do nutriente. Além disto “as mulheres apresentam uma quantidade menor de colágeno no corpo, principalmente na menopausa”, apontam as especialistas.

Dra. Jocelem Salgado e a Dra. Renata Rothbarth  afirmam que “as principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteína animal: carnes, peixes, aves, ovos. Entretanto , para uma melhor absorção, o colágeno precisa estar associado à vitamina C, facilmente encontrada nas frutas como laranja,  limão,  melão,  acerola, tomates, kiwi, morango, pêssego e folhas verde; além de vitamina E, selênio e zinco presente em peixes e frutas oleaginosas. A dose diária de colágeno indicada é de 10gramas hidrolisado misturado a 200 ml de água ou sucos.”

O colágeno já é usado nas indústrias de cosméticos para a pele, mas você também o encontra em farmácias e perfumarias em formas de cápsulas, hidrolisado ou até mesmo balas. Muitos profissionais da saúde preferem o colágeno em forma de pó, dissolvido em água, pois quando no estômago forma uma espécie de gel que dilata, causando sensação de saciedade, ajudando em processos de emagrecimento.

Indicado para atletas e pessoas obesas por prevenir males articulares. As doutoras explicam “em estudos clínicos em vários países, os pacientes reportaram uma redução significativa da dor. Além disso, pode-se evitar muitas vezes o uso de analgésicos e outros antiinflamatórios em lesões”.

A proteína do colágeno age em outras áreas do organismo, formando uma rede através das artérias, proporcionando a elas maior elasticidade. Isso previne infartos e derrames. Entre dois e três meses de consumo do suplemento já é possível perceber resultados como redução da celulite, flacidez e formação de rugas; melhor hidratação da pele, cabelos e unhas, enrijecimento dos tecidos da pele; aumento do tônus muscular e auxílio no controle de peso.

Artigo orientado pela Dra. Marília Marangoni Ninot do Hospital Albert Einstein.

 

Marilia N.M.Ninot- Nutricionista

Telefone: (011) 4208-8600/ (011) 9-9885-8808)

Site: www.nutrimarilia.com.br

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta