Cinco dicas para compensar os exageros na alimentação

18/12/14

De cara, os nutricionistas avisam: é difícil compensar um fim de semana de estrago total. “Para a mulher, então, diferentemente do que para o homem, o fim de semana de exageros é um destruidor do ‘projeto verão’. Mulher tem menos músculo e o metabolismo é diferente”, alerta a nutricionista funcional Luciana Harfenist.

Mas há como amenizar os prejuízos. Na lista, abaixo, especialistas dão cinco dicas para seguir à risca e recuperar a dieta perdida no fim de semana. Confira:

1 – Limpar o organismo

A primeira providência é retirar do seu cardápio tudo de ruim que está sobrecarregando o seu organismo, graças à extravagância do fim de semana. “Caso contrário, não adiantará retornar à alimentação saudável, com o corpo lotado de toxinas”.

Alimentos que provocam essa sobrecarga são açúcar, laticínios, farinha (o que inclui as massas) e produtos com muito aditivo químico (industrializados).

Portanto, se enfiou o pé na jaca no fim de semana, exclua esses alimentos da sua dieta e invista em alimentos frescos. Isso inclui saladas e frutas.

2 – Abrir os caminhos para eliminar as toxinas

Agora que você parou de ingerir alimentos que pesam no organismo, é hora de eliminar o que ainda está nele. Para isso, aumentar a ingestão de líquidos em geral é fundamental. Mas os especialistas têm sugestões especiais.
Uma boa alternativa é acrescentar chás na dieta. A nutricionista indica os chás de hibisco, dente-de-leão, cavalinha e chá verde, que estimulam a queima de gordura corporal, facilitam a digestão, regulam o intestino e combatem a retenção de líquido.
Bem clichê, mas não menos importante, é a água. A água será o veículo para transportar esses excessos para fora do corpo, através da urina.
A nutricionista ensina que devem ser consumidos 35ml/quilo. Ou seja, se você pesa 60kg, multiplique por 35 e o resultado será a quantidade de água, em litros, que você deve beber por dia.
4 – Acelerar o metabolismo
Segundo Luciana Harfenist, as substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura.
Confira a lista de alimentos termogênicos
“Esses alimentos, como pimenta, óleo de coco, canela e gengibre, são capazes de aumentar o gasto energético do corpo, facilitando a queima de calorias e favorecendo a perda de peso”, explica a nutricionista funcional.

5 – Retomar a rotina de exercícios
Você não precisa esperar limpar o organismo e eliminar as toxinas para retornar à rotina de exercícios.

É muito importante que você mantenha o ritmo: Massa magra se perde muito rápido. Bastam quatro dias comendo mal e sem exercício para perdê-la.
Para você entender a importância da massa magra na sua dieta, quanto maior for a porcentagem dela no seu corpo, maior e mais rápida será a perda calórica.

As células de gordura queimam menos calorias do que as de músculo (massa magra).

Fonte: http://gnt.globo.com/

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