Arroz e Feijão na luta contra o excesso de peso

30/10/12

Nada mais brasileiro que a famosa dupla arroz e feijão. De Norte a Sul do Brasil, você os encontra de diversas maneiras e inúmeros temperos. Hummm… ficou com água na boca? Hoje vamos falar sobre algo que talvez soe inusitado para você. Essa duplinha pode te ajudar a perder peso! Surpreso?

Fomos atrás da nossa nutricionista esportiva, Dra. Carla Rossini, para nos explicar T-U-D-O!!! Eles podem ser consumidos separadamente mas, juntos, tornam-se verdadeiros super -heróis! O arroz possui vitaminas do Complexo B, carboidratos, cálcio, folato e ferro. O feijão por sua vez, é rico em proteína vegetal,é fonte de ferro, possui vitaminas do complexo B  e outros minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Dessa forma, arroz e feijão se completam, tornando-se ainda mais funcionais. Fornecem nutrientes e uma combinação rica de aminoácidos. Além disso, essa combinação ajuda a balancear o índice glicêmico. A proporção ideal é de 3 porções de arroz, para uma de feijão.O arroz sozinho pode disparar as taxas de açúcar e insulina na circulação, só que o feijão tem o poder de brecar isso, mantendo a glicose estabilizada, diminuindo a chance de desenvolver diabetes. Como o açúcar não vai às alturas, a sensação de saciedade aumenta, ajudando também no processo de emagrecimento.

De acordo com estudos recentes,o feijão branco possui faseolamina, uma glicoproteína que inibe a absorção de carboidrato (amido) encontrado nas massas, batatas, no próprio arroz, pão, biscoitos, etc. No entanto, isso só é possível na ingestão da farinha desse grão.

Quando cozido, fornece nutrientes como: cálcio, ferro, potássio, magnésio, vitaminas E, K, folato e fibras.

 

Algumas curiosidades da duplinha pela Dra. Carla Rossini:

 

  1. Quando comemos feijão, a nossa barriga pode inchar?
  2. Sim, o feijão é fermentado pelas bactérias intestinais no cólon, podendo inclusive causar gases.
  3. É verdade que as fibras do feijão tiram a vontade de comer doces? As fibras estão relacionadas à sensação de saciedade. Como elas deixam o esvaziamento gástrico mais lento, controlam a fome, mas não exatamente a vontade de comer doces.
  4. Arroz e feijão ajudam na limpeza do organismo? O arroz integral e o feijão contribuem para a limpeza das células, pois liberam toxinas.
  5. O feijão é um alimento antidepressivo? O feijão é um antidepressivo natural, pois possui serotonina, precursora da endorfina, responsável pelo bem-estar.
  6. É bom cozinhar o feijão em panela de ferro? Quando cozido em panela de ferro, aumenta a concentração do mesmo e combate a anemia.
  7. É verdade que o feijão preto é o mais “forte”? O feijão preto é o mais rico em ferro, enquanto o branco em cálcio e fibras.

 

Dra. Carla Rossini (Nutricionista Esportiva)

Telefone: 11 – 988545621

E-mail: carlinarossini@hotmail.com

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta