Alimentos podem sabotar os treinos

29/12/12

Mesmo malhando, pelo menos três vezes por semana, o corpo definido que você sempre sonhou está cada vez mais distante da sua realidade? Se você ainda não achou uma solução, não se desespere. Talvez, o problema esteja lá na cozinha.

Isso mesmo, alimentos podem estar sabotando os resultados do treino. Comer alguns alimentos de forma inadequada, como explica o Master Trainer Reebok e proprietário da FIT FIVE, LC Freitas, reflete na atividade física. “Qualquer alimento que seja rico em gorduras saturadas, por exemplo, ou que dificulte a digestão irá ‘sabotar’ a performance do treinamento”.

Muitas vezes, também deixamos de comer peixes, verduras, legumes, grãos e frutas. Alimentos como estes combatem os radicais livres, responsáveis pela queda na produção do colágeno, proteína que reduz o acúmulo de gordura no corpo e aumenta o tônus muscular.

Os peixes, principalmente, salmão, sardinha e anchova, devem, ao longo da semana, fazer parte dos pratos em algumas refeições, isso porque eles rendem um grande estoque de DMAE (Dimetilaminoetanol), substância que auxilia no combate à flacidez. As gorduras do bem também devem estar presentes na alimentação. Azeite de oliva, amêndoas e azeitonas, quando ingeridas junto com outros alimentos, retardam a absorção do açúcar, o que reduz o estoque de gordura no corpo.

Não faça loucuras. Nada de seguir dietas sem orientação, é preciso saber quais são as suas necessidades e não pular refeições. Segundo LC Freitas, uma alimentação correta é importante para manter os nutrientes em quantidades certas, isso proporciona energia na queima das calorias e dá condições para o pleno funcionamento metabólico, ou seja, os sistemas corporais e a síntese celular trabalham corretamente, permitindo condicionamento geral do corpo para a realização do treino. Café da manhã, almoço, primeiro lanche da tarde, segundo lanche da tarde e jantar são as cinco refeições mínimas para um adulto, afirma Freitas.

Todos os alimentos, desde que balanceados, são essenciais para o ganho de massa muscular. Os profissionais da área alimentar (nutricionistas e nutrólogos) são fortes aliados quando o assunto é conciliar treino e alimentação. No entanto, de forma geral, Freitas indica uma alimentação leve e rica, principalmente e não exclusivamente, em carboidratos entre 30 e 60 minutos antes do treino. Lembre-se: a prática de exercícios físicos, intensos ou não, em jejum é muito prejudicial para os resultados finais estéticos e de performance.

Se liga na dica, o corpo escultural não depende apenas de uma alimentação de tempos em tempos corretos. A qualidade do valor nutricional dos alimentos conta muito. “Para se obter um corpo escultural, é necessário determinação, bom senso, orientação profissional alimentar e prática de atividade física periódica, com variação de intensidades e tipos de músculos”, finaliza LC Freitas.

Compartilhe:

Comentários

Chat
Precisa de ajuda? Vamos conversar!
Desculpe mas não temos nenhum operador online no momento. Você pode ligar para (12) 1234 5678
Em toda loja
  • Em toda loja
  • Equipamentos
  • Acessórios
  • Esteiras Ergométricas
Olá visitante! Sua conta